PM/SP: Edital com 5 mil vagas de Oficial Administrativo em breve

PMESP vai abrir concurso de 5 mil vagas oficial administrativo

A Polícia Militar de São Paulo vai publicar edital com 5 mil vagas para o cargo de Oficial Administrativo. Esta é uma ótima oportunidade para aqueles que pretendem trabalhar na área da Segurança Pública mas não querem exercer serviço externo de polícia. Este será o primeiro concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo para o cargo de Oficial Administrativo, a expectativa é que as 5 mil vagas sejam distribuídas em todo o Estado.

Até então os serviços administrativos ficam por conta dos militares contratados em regime de Serviço Auxiliar Voluntário (SAV), com o Projeto de Lei 817/2013, que cria 5 mil vagas para o cargo de Oficial Administrativo, os militares serão liberados para exercer suas funções de natureza especifica, sendo os cargos de oficiais considerados de natureza civil. O Projeto de Lei já foi aprovado na Assembléia Legislativa e aguarda apenas a sanção do Governador do Estado Geraldo Alckmin.

Ainda não existe uma data específica para a publicação do edital, mas a segundo informações da Secretaria Estadual de Gestão de São Paulo, o edital deve ser publicado no primeiro semestre de 2014.

A exigência para o preenchimento do cargo é que o candidate apresente diploma de conclusão de nível médio de escolaridade até a data posse. A remuneração para o cargo de oficial administrativo da Polícia Militar é de R$ 992, a carga horária de trabalho é de 40 horas semanais.

Como em 2014 é ano de eleição estadual, importa lembrar que devido a lei eleitoral, para que o candidato seja nomeado nos últimos três meses que antecedem o primeiro turno das eleições, o referido concurso deve ser homologado até 5 de julho de 2014.

Base para estudo

Como esse é o primeiro concurso público dessa categoria e não há concursos anteriores para se ter uma base, é recomendado que os interessados tomem por base de estudos o concurso para Oficial Administrativo da Polícia Civil de São Paulo, as disciplinas cobradas foram:

Conhecimentos Gerais:

– Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988: TÍTULO I – Dos Princípios Fundamentais; TÍTULO II – Dos Direitos e Garantias Fundamentais; TÍTULO III – Da Organização do Estado; TÍTULO V – Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas; TÍTULO VIII – Da Ordem Social.

– Atualidades: fatos políticos, científicos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do segundo semestre de 2013, divulgados na mídia local e/ou nacional.

Língua Portuguesa:

– Interpretação de texto: verbal e não verbal. Sinônimos, antônimos e parônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção (emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem). Vozes verbais: ativa e passiva. Pontuação. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase.

Matemática:

– Operações com números reais. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juro simples. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Raciocínio lógico. Resolução de situações problema.

Legislação:

– Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848/40): Dos Crimes Contra a Administração Pública: arts. 312 a 327.
– Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo (Lei nº 10.261/68).
– Legislação do Sistema de Acesso à Informação (SIC): Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 (disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm).
– Regulamentação no Estado de São Paulo: Decreto n.º 58.052, de 16 de maio de 2012

Noções de Informática:
– Conhecimentos sobre os princípios básicos de informática: sistema operacional; diretórios e arquivos. Conhecimentos de aplicativos: processadores de textos (Word), planilhas (Excel). Navegação Internet: pesquisa WEB, sites. Uso de correio eletrônico: caixa postal, mensagens (ler, apagar, escrever, anexar, arquivos e extração de cópias).