Concurso previsto Sefaz – RJ 2013

sefaz

A Secretaria Estadual de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) confirmou a realização do concurso previsto para auditor da Receita estadual para 2013. Segundo informações o concurso de auditor-fiscal da Sefaz RJ deverá ser realizado no segundo semestre deste ano. A última seleção ocorreu no ano de 2011, o concurso teve validade de 6 meses e foi prorrogado por igual período. Esse concurso realizado anteriormente teve muito problemas, candidatos e o próprio Estado tiveram que recorrer à justiça para resolver problemas de fraudes, mas a decisão que prevaleceu no final foi para que os candidatos que estavam dentro do número de vagas fossem nomeados. A posse desses candidatos ocorreu há poucos dias.

O concurso previsto de 2013 de fiscal da Sefaz-RJ deve seguir os mesmos moldes do concurso passado, por isso colocaremos aqui os tópicos principais para que os interessados possam se informar melhor acerca do concurso e se animem para pleitar uma das 100 vagas previstas.

Das vagas

Já foi autorizado o número de vagas que serão disponibilizadas para o cargo de auditor-fiscal, as oportunidades serão no total de 100 vagas, mas interessados poderão criar expectativas desse número crescer como aconteceu com o concurso de 2011. No concurso passado publicaram o quantitativo de vagas, mas no final deram posse a um número bem maior. Essas informações animam os candidatos.

Da remuneração

O cargo de auditor-fiscal da Receita Estadual do Rio de Janeiro é bem visado principalmente pelo fato de pagar muito bem aos seus servidores, o valor atual da remuneração de fiscal da receita do RJ é de R$9.885,40. Poucos órgãos pagam tão bem quanto a receita estadual, por isso vale a pena o candidato investir seu tempo e dinheiro para passar neste concurso, previsto para o segundo semestre de 2013

Da escolaridade

Para concorrer ao cargo de auditor-fiscal o candidato deverá possuir na data posse qualquer curso superior completo. Há um detalhe muito importante que existia no edital de 2011 (veja aqui o edital anterior)  que pode ser que aconteça no edital de 2013, segue a transcrição literal de como estava no edital anterior:

“g) ter concluído curso de ensino superior, com currículo igual ou superior a 4 (quatro) anos, em data anterior à publicação do edital de abertura do concurso no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro ou curso superior que possa ser integralizado no tempo médio de 4 (quatro) anos, ou aquele que tenha, no seu currículo mínimo, o tempo útil obrigatório de 2.100 (duas mil e cem) horas-aula;”

Do conteúdo programático

Os interessados em concorrer a uma vaga neste concurso previsto de auditor da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, devem iniciar logo seus estudos baseado-se no edital anterior para ganhar tempo de estudo, e as matérias cobradas foram:

- Primeiro dia de prova objetiva

Língua Portuguesa

Matemática Financeira e Estatística

Economia e Finanças Públicas

Noções de Administração e informática

Direito Constitucional e Administrativo

- Segundo dia de prova objetiva

Direito Civil e Empresarial ( Comercial)

Direito Tributário

Legislação Tributária e demais normas atinentes à fiscalização

Contabilidade Geral, de Custos e Auditoria

Baseado nessa matérias você pode iniciar seus estudos, pois provavelmente se houver alguma modificação neste edital de 2013 deverá ser mínima, mais vale estudar a mais do que deixar de estudar algo. Estude, passe e seja um servidor público da Receita Estadual do Rio de Janeiro.