Concurso: Guarda Municipal de Niterói 2014

Concurso da Guarda Municipal de Niterói/RJ 2014

Atenção aos candidatos que aguardam o concurso da Guarda Municipal de Niterói, foi anunciado pelo prefeito da cidade, Rodrigo Neves a abertura do concurso em questão que deverá ocorrer logo no início do ano de 2014. A divulgação de tal informação ficou a cargo do jornal O Fluminense. Este concurso está sendo aguardado com muito interesse pela população, pois o reforço no quadro dos Guardas Municipais significa duplicar o quadro de funcionários efetivos, possivelmente melhorando a questão da violência no município.

A ORGANIZADORA
De acordo com a assesoria de imprensa da prefeitura de Niterói e a secretaria de administração a organizadora do concurso ainda não foi definida.

O EDITAL
Assim como a organizadora, o edital também está sendo aguardado. A definição da data da divulgação do mesmo deve ocorrer em breve. Aguardem mais informações.

VEJA COMO FOI O ÚLTIMO CONCURSO DA GUARDA MUNICIPAL
No último concurso da Guarda Municipal de Niterói foram ofertadas 110 oportunidades de emprego, foi no ano de 2007. Naquele concurso a exigência era ter concluído o 2° grau (nível médio). Tendo como a organizadora a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (FunRio).

Os candidatos inscritos naquela época, foram submetidos à prova objetiva contendo um número de 100 questões. Os aprovados tiveram que passar ainda por teste de capacidade física, com provas que incluíam corrida, abdominal e apoio sobre o solo.

O concurso teve validade de dois anos, prorrogável por igual período, estando portanto encerrado a validade. A realização do concurso para guarda municipal se encontrava programada desde o ano de 2012, porem devido a inúmeros motivos, dentre eles a troca do governo no ano 2013, a seleção não aconteceu, ficando adiada.

O QUE FAZ UM GUARDA MUNICIPAL
A Guarda Municipal é um órgão previsto na Constituição Federal em seu artigo 144, parágrafo 8º. o artigo descreve que: A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes orgãos, dentre outros: parágrafo 8º, os municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.

Em caso de flagrante delito, deve a Guarda Municipal agir como qualquer cidadão. As guardas municipais exercerão um papel específico em segurança pública, mas não será o de polícia ostensiva ou de repressão. O cargo de guarda municipal deve ser criado por Lei municipal e instituído concurso público de seleção.

Possui o direito de portar arma de fogo durante o serviço, em cidades com população maior ou igual a 50.000 habitantes, desde que este porte de arma seja liberado após os trâmites da Polícia Federal e prévio treinamento por parte de órgão autorizado do Exército, e ainda, que exista na cidade uma corregedoria instalada para fiscalizar o excesso. O cacetete é a única arma que pode ser usada pela Guarda Municipal sem que haja necessidade de autorização, devendo ser usado com prudência.

Fonte: Folha Dirigida e PCI concursos.