Concurso Defensoria Pública do Rio de Janeiro – DPGE-RJ

defensoria

***Atualizado em 07/12/2013

Foram atualizadas para 311 as vagas a serem ofertadas, sendo 251 vagas para o cargo de técnico superior jurídico, para graduados em Direito; 50 vagas para o cargo de técnico superior especializado, para quem tem nível superior em áreas específicas; e por fim 10 vagas para o cargo de técnico médio, para os que possuem nível médio completo. Lembrando que também terá cadastro de reservas para o cargo de nível médio.

Apesar da assessoria do órgão não ter ainda definidas as áreas para o cargo de técnico superior, o anexo da Lei nº 5658/10, que estabelece a estruturação do quadro de apoio, prevê oportunidades para graduados em Informática, Engenharia, Contabilidade, Assistência Social, Psicologia, Biologia, Biblioteconomia, Comunicação Social, Administração e Economia e Estatística.

 

Notícia completa

Está previsto para 2013 a realização do concurso da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, este é mais um concurso previsto para este ano de 2013, um ano de muitos concursos importantes. Esse concurso não é bom apenas para as pessoas que estão se preparando para fazer a prova e sonha trabalhar para o poder público, é bom principalmente para a população em geral, pois como sabemos há muita carência de defensores públicos em todas as comarcas do país.

O edital para o concurso previsto de Defensor Público do RJ já deveria sido publicado desde o mês de março de 2013, infelizmente até o momento o mesmo não foi divulgado, o que acaba por desanimar concurseiros e até mesmo a população em geral. Apesar da população sofrer por causa desse atraso na chegada de novos defensores, os candidatos devem ver isso como um ponto positivo para eles. Cada dia de atraso é um dia a mais de estudos para quem se prepara. É previsto que esse concurso de defensor público do RJ aconteça ainda em 2013, mesmo com todos os atrasos que têm ocorrido.

Esse concurso da Defensoria não deverá abranger cargos de nível médio, pois os cargos antes criados para serem exercidos por pessoas que tivessem concluído apenas o nível médio foi extinto, e foram criados  cargos de nível superior. Não sabe-se ainda quais profissionais serão contemplados nesse concurso de 2013, o que se sabe que os cargos criados poderão ser para: Assistente Social, Psicólogo, Engenheiros, Analistas de Sistemas, Contadores e Médicos.

Das vagas e remuneração

Serão disponibilizadas para esse concurso da Defensoria Pública do Rio de Janeiro de 2013 o total de 234 vagas ao todo divididas da seguinte forma:

  • Técnico Jurídico Superior (advogado) = 184 vagas
  • Técnicos Superior Especializado (qualquer das áreas supracitadas) = 50 vagas

Além das vagas que serão abertas de imediato haverá também o Cadastro de Reserva que significa que as vagas que vierem a surgir enquanto o concurso estiver em vigência serão preenchidas com as pessoas que estiverem nessa Cadastro de Reservas, obedecida a classificação.

O salário inicial será de R$2.944 para o cargo de técnico médio e de R$3.589 para o cargo de técnico superior jurídico e técnico superior especializado.

Das matérias

Os candidatos poderão iniciar seus estudos com base no último edital de 2010, no documento há as matérias que poderão servir de base para este concurso de 2013. As matérias do concurso passado para o cargo de Técnico Superior Jurídico (advogado) foram:

  • Língua Portuguesa
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Processo Civil
  • Direito Processual Penal
  • Direito Penal

As provas foram aplicadas pela Centro de Produção da UERJ/CEPUERJ.

Uma dica dada por todos os “gurus” dos concurso é iniciar os estudos antes da abertura do edital, pois assim o candidato ganha muito mais tempo. Ficar esperando abertura de edital é para pessoas inexperientes em concursos públicos. Por isso inicie logo seus estudos, ganhe tempo e torne-se um servidor público do Rio de Janeiro.