Concurso da Secretaria de Educação e Cultura do Piauí (Seduc-PI)

Edital do Concurso Seduc Piauí 2013/14

Está previsto a realização do concurso da Secretaria de Educação e Cultura do Piauí (Seduc-PI), é grande a expectativa em relação ao concurso. Segundo Carla Almeida, técnica da unidade de Gestão de Pessoas da Seduc-PI e membro da comissão do concurso, a proposta do concurso já foi encaminhada à Secretaria de Administração e Planejamento do Estado. “Agora, estamos aguardando a definição do Planejamento”, disse.
Ainda segundo Carla Almeida, espera-se que a definição aconteça até o final deste mês de novembro. Caso ocorra a autorização do concurso, o passo seguinte será a definição da instituição organizadora.

EDITAL
De acordo com informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Educação e Cultura do Piauí, foi autorizada a seleção pelo governador Wilson Martins, o mesmo solicitou urgência na preparação do edital. Espera-se que o documento seja publicado até o fim deste ano, e as convocações iniciais ocorram no primeiro semestre de 2014.

DAS VAGAS
Apesar de o número de vagas ainda não ter sido oficializado, estima-se que pode ser entre 2.500 a 3 mil oportunidades para servidores da Educação Básica da rede estadual de ensino do Piauí.
De acordo com o secretário de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (Sinte), o professor Kassyus Lages, há carência de profissionais na área administrativa, principalmente de vigias, merendeiras e zeladores, também informou que existem cargos nessa área para todos os níveis de escolaridade. Porém a prioridade é para os cargos do magistério, por conta da demanda e também do início do ano letivo.

Segundo Carla Almeida técnica da unidade de Gestão de Pessoas da Seduc-PI e membro da comissão do concurso “A criação de novos cargos no concurso deve ser analisada apenas depois das vagas para professores serem autorizadas, pois há de ser considerado o impacto financeiro que a autorização irá causar”, explicou a funcionária. A técnica também esclareceu que, no momento, a Seduc está com um concurso vigente, com um número de 173 classificados que podem ser convocados até o dia 14 de fevereiro de 2014, prazo final de validade do concurso. Desse número algumas vagas são destinadas a supervisor pedagógico.

Como forma de suprir a carência de educadores durante este tempo, a Seduc-PI realizou uma seleção no ano passado para efeito de contratação temporária de 232 professores que atuariam nos cursos técnicos para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além de uma seleção realizada no mês junho para formação de cadastro de reserva de alfabetizadores e supervisores de turma do programa Mais Viver. Os vencimentos oferecidos eram pagos sobre o regime de hora/aula. No segundo certame, os vencimentos variavam de R$678 a R$800.

ÚLTIMO CONCURSO
O último concurso realizado pela Secretaria da Educação e Cultura do Piauí (Seduc-PI) para o magistério aconteceu no ano de 2009, foram oferecidas 3.455 vagas para professor e supervisor pedagógico. Foi necessário que os candidatos possuíssem formação superior. As vagas para licenciatura contemplaram as seguintes áreas: Letras/Português, Letras/Inglês, Letras/Espanhol, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Educação Física, Informática, Ensino Religioso e Arte. Os candidatos realizaram provas objetivas e avaliação de títulos. Os candidatos aprovados foram lotados em escolas estaduais tanto da zona urbana como da zona rural.

Fonte: Folha Dirigida