CONCURSO AGENTE PENITENCIÁRIO MG 3.410 VAGAS

secretaria-estado-defesa-social-mg-agente-penitenciario

***Atualizado em 10/12/2013

Foi publicado no dia 07 de dezembro de 2013, o EDITAL PARA AGENTE PENITENCIÁRIO E SOCIOEDUCATIVO DE MINAS GERAIS – SEDS/MG 2013/14. Clique aqui para ver a notícia completa.

***Notícia completa
Foi publicado em 31 de agosto de 2012 o edital foi publicado, baixe aqui o edital para o concurso público de agente penitenciário de Minas Gerais, organizado pela IBFC, informações do site da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais.

Com edital previsto para agosto de 2012, o concurso de agente penitenciário de Minas Gerais foi confirmado pela assessoria de imprensa da SEDS/MG (Secretaria de Estado e Defesa Social do Estado de Minas Gerais), o edital deverá contemplar o preenchimento de 3.410 vagas para o cargo de agente penitenciário.

O salário base para o cargo de agente de segurança penitenciário é de R$1.957,68, mais o abono fardamento, em parcela única, paga duas vezes ao ano no valor de R$ 898,20. Os agentes penitenciários têm jornada de trabalho de 40 horas semanais, como diaristas ou cumprindo escalas de plantão segundo a necessidade de serviço de cada Unidade. O edital do concurso deverá contemplar ambos os sexos, o limite de idade e altura exigidos, bem como a distribuição de vagas, serão definidos e divulgados no edital previsto para agosto de 2012.

Os interessados no certame devem começar a se preparar. O concurso de agente penitenciário de Minas Gerais terá seis etapas: prova objetiva, redação, teste de condicionamento físico, comprovação de idoneidade e conduta ilibada, exames médicos e curso de formação. O conteúdo programático será especificado no edital que está sendo preparado pela SEDS e SEPLAG (Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais).

E não para por aí. “Nos próximos quatro anos serão realizados concursos para provimento de todos os cargos de agente penitenciário (10.232 vagas) e agente socioeducativo (1.170 vagas). A medida não irá gerar novo ônus à folha de pagamento, já que os agentes concursados substituirão os contratados temporariamente.” Ainda este ano foi confirmado pela assessoria que haverá concurso para Agente Socioeducativo de Minas Gerais, para provimento de 390 vagas.

A assessoria de imprensa comunicou ainda, que as outras 6.822 vagas para os cargos de agente penitenciário serão providas com a realização de outros dois concursos públicos e, as 780 vagas restantes para agente socioeducativo serão preenchidas a partir da realização de uma única seleção. Ambos processos acontecerão até 2014.

O agente penitenciário é a evolução da figura do carcereiro, é uma classe que tem crescido e lutado pelos seus direitos, estabelecendo um excelente plano de carreira com promessas para se tornarem a Polícia Penal. É a oportunidade de ingresso no serviço público, conquistando a estabilidade profissional.