Concurso Receita Federal 2013

Concurso Receita Federal 2012

Já está em análise pelo Ministério do Planejamento a realização de um novo concurso da Receita Federal para o ano de 2013. Há poucos dias foi homologado o último concurso que está ainda em vigor, ele ocorreu no ano de 2012. Além do pedido de realização para um novo concurso, houve também um pedido para que fossem nomeados um número excedente de candidatos da previsão do edital. Isso indica que há uma necessidade por parte do órgão de novos servidores para compor o seu quadro de pessoal, sendo assim conclui-se que é bem provável que seja autorizado a abertura do concurso para o ano de 2013. Uma excelente notícia para aqueles que estão esperando uma nova realização do concurso da Receita Federal.

O pedido foi realizado para os cargos de analista da receita federal e de auditor da receita federal, ambos exigem ensino superior completo em qualquer área de formação. Ao todo foram solicitadas 1.050 vagas, mas há sempre a possibilidade de mudança nesse número. Para o cargo de analista foram pedidas 750 vagas e para o cargo de auditor 300 vagas.

Essa é uma oportunidade ímpar, pois a remuneração dos servidores da Receita Federal é uma das mais altas do poder executivo. O valor da remuneração inicial para o cargo de analista é no valor de R$8.369,07 e para o cargo de auditor é no valor de R$13.973. Com um valor tão alto, se comparado com outros concursos, é de se esperar que haja uma preparação maior para conseguir uma colocação e nomeação, por isso é importante que os interessados iniciem logo os estudos de preparação para a prova. Os estudos devem iniciar-se muito tempo antes da abertura do edital, pois depois do edital aberto a prova ocorre, normalmente, de 2 a 3 meses depois. Então quem deseja se tornar um candidato preparado deve iniciar os estudos bem antes, e para isso é importante ter como base o edital passado, prática comum entre as os concurseiros de plantão.

Concurso de 2012

O último concurso público da Receita Federal ocorreu em 2012 e a empresa organizadora foi a ESAF (Escola de Administração Fazendária). Há uma grande possibilidade de a ESAF ser novamente a organizadora do concurso de 2013, como tem sido nos anos anteriores. Sendo assim, uma dica é resolver questões feitas por essa banca, porque o candidato acaba conhecendo a forma das questões serem elaboradas, a ESAF tem fama de elaborar provas mais longas e complexas.

Consulte aqui edital e provas do último concurso

O concurso anterior teve 2 etapas e é possível que isso se repita. A primeira foi composta por uma prova de Conhecimentos Gerais e outra de Conhecimento Específico. Os aprovados fizeram outra prova Dissertativa. A segunda Etapa foi uma Sindicância da Vida Pregressa do candidato.

Nas provas objetivas foram cobradas as seguintes matérias: Língua Portuguesa, Espanhol ou Inglês, Raciocínio Lógico Quantitativo, Direito Constitucional e Administrativo, Administração Geral, Direito Tributário, Contabilidade Geral, Legislação Tributária e Aduaneira, Direito Tributário, Contabilidade Geral e informática.

Não perca tempo, comece hoje mesmo seus estudos.

Acesse aqui o último edital do concurso da Receita Federal.