Concurso SUFRAMA 2013

Edital Suframa 2013 AM

É esperado para o mês de dezembro, a publicação do edital para o concurso público da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o edital já era aguardado desde o primeiro semestre de 2013, e desde então o quantitativo de vagas subiu, de 154 para 243 vagas.

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) é uma Autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior que administra a Zona Franca de Manaus – ZFM, os aprovados no concurso da SUFRAMA poderão ser lotados em Manaus no Amazonas ou ainda outras localidades da região norte.

O concurso foi autorizado pela portaria n˚ 218 de 26 de junho de 2013 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Conforme publicada no Diário Oficial da União, a autorização emitida contemplava o preenchimento de 154 vagas para cargos de nível médio e superior.

Entretanto já havia a expectativa do aumento dessas vagas e quatro meses depois no Diário Oficial da União através da portaria n˚ 370 de 21 de outubro de 2013 o MPOG fez um acréscimo de 89 cargos de Analista Técnico-Administrativo de ensino superior, sem especificar os cargos.

Com a autorização emitida em 26 de junho de 2013, o edital deveria obrigatoriamente ser publicado até 26 de janeiro de 2014, porém a nova portaria publicado em outubro faz o adendo de que:

“O provimento dos cargos deverá ocorrer a partir de novembro de 2013″

Tal edição pode fazer com que o edital seja postergado por mais algum tempo, entretanto segundo a Superintendência da Suframa, a expectativa é que ainda no mês de dezembro de 2013 o edital seja publicado.

Desse modo o quadro de vagas a ser ofertado no edital do concurso Suframa passa a ser o seguinte:

Cargo
Escolaridade
Quantidade
AdministradorNível Superior5
Agente AdministrativoNível Intermediário33
Analista de SistemasNível Superior1
Assistente SocialNível Superior1
BibliotecárioNível Superior1
ContadorNível Superior4
EconomistaNível Superior45
EngenheiroNível Superior45
Engenheiro AgrônomoNível Superior6
Engenheiro de OperaçõesNível Superior7
Engenheiro OperacionalNível Superior2
Técnico em ContabilidadeNível Intermediário4
* Analista Técnico-AdministrativoNível Superior89
Total243

As remunerações para os cargos oferecidos são de R$2.851,84 (médio e médio/técnico) e R$4.503,01 (superior).

Último concurso – o que estudar

O último concurso da Suframa foi realizado em 2007 para os cargos de nível superior e nível médio, inclusive houve o cargo de Agente Administrativo, que neste concurso de 2013 oferecerá 33 vagas. Na ocasião, para os cargos de Agente Administrativo foram cobrados os seguintes conteúdos:

Nível Médio: Língua Portuguesa, Matemática, Noções de Informática, Ética na Administração Pública, Licitações e Contratos Administrativos, Legislação Institucional.

Para demais cargos de nível técnico e nível superior, clique aqui e consulte o edital do concurso Suframa 2007.