Concurso Corpo de Bombeiro do RJ 1.200 vagas

Atualizado em: 5 de abril de 2014

Atenção aos concurseiros do estado do Rio de Janeiro e de todo o Brasil, a Diretoria-Geral de Pessoal do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) informou que o pedido de concurso para 1.200 vagas do CBMERJ, sendo 850 vagas para soldado combatente, 200 vagas para guarda-vidas e 150 vagas para artífice mecânico, está em análise na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). A pasta é responsável por avaliar o impacto orçamentário das contratações, porém caberá ao governador Sérgio Cabral autorizar a seleção.

De acordo com a diretoria, após a autorização da Seplag, o edital da CBMERJ será divulgado, abrangendo detalhadamente os três cargos. Ainda de acordo com o setor, os preparativos do concurso seguem em andamento, e a corporação está em negociações avançadas com a Funcefet, para organizar a seleção. No entanto, não puderam estabelecer um prazo para a oficialização da escolha. Como ainda está sob análise, há grandes chances de que o edital para o Concurso de CBMERJ seja publicado somente 2014.

Para o cargo de soldado combatente é exigido o nível médio e  a carteira de habilitação na categoria “B”. A remuneração inicial é de R$2.526,80. Os futuros candidatos deverão ter menos de 51 anos, no ato de posse. O regime de contratação é o estatutário, garantindo assim a estabilidade empregatícia. Para aqueles que pretendam concorrer às vagas de soldado combatente, o diretor-geral de Pessoas dos Bombeiros, coronel Gilvan de Castro, havia informado anteriormente que o programa será o mesmo da seleção para motorista, realizada no ano passado. No entanto, vale lembrar que apenas serão cobradas as disciplinas de Português e Matemática, sendo excluída a Legislação de Trânsito.

Acesse o site do CBMERJ

Informações do último concurso da CBMERJ

O último concurso para guarda-vidas foi organizado pela Funrio, em março de 2008, para 300 vagas. Estiveram aptos a participar os candidatos nascidos a partir de 1º de fevereiro de 1984, ou seja, com até 23 anos. Além disso, era necessário ter altura mínima de 1,60m (para ambos os sexos) e o ensino médio completo.

Já o cargo de artífice teve sua última seleção realizada em 2001, com exigência apenas do nível fundamental. No entanto, o comandante-geral do CBMERJ, coronel Sérgio Simões, afirmou que deverá ocorrer mudança. “A tendência é que mude para o nível médio/técnico, mas teremos que analisar como o mercado funciona. O importante é que esse profissional seja competente.”

Prova física elimina muitos candidatos

O candidato que pretende ingressar no Corpo de Bombeiros passará, além da prova objetiva, também deverá prestar os exercícios de teste físico. Muitos candidatos deixam para se preocupar com a parte física depois da aprovação na prova objetiva, o que nem sempre é o ideal.

Segundo o major Rodrigo Rocha, subcomandante do Centro de Educação Física e Desportos (Cefid) dos Bombeiros. “Os candidatos, além do preparo intelecutal, devem estar sempre aprimorando a parte física. O concurso tem um teste físico complicado, e para quem não tem uma rotina de treinamento, fica ainda mais díficil. Quem pretende fazer o concurso já deve começar a se preparar, fazer atividades físicas rotineiras, ao menos três vezes por semana, fazer uma corrida, é uma boa dica. Além disso, é importante ter boas noites de sono e uma boa alimentação, isso também faz parte da preparação física”.

De acordo com o major, toda a tecnologia com a qual as pessoas têm acesso faz com que cada vez mais candidatos sejam reprovados nos testes físicos. “A parte física reprova muitos candidatos em todos os concursos. Com a evolução, com a internet, a população está se tornando cada vez mais sedentária, temos notado isso. Além disso, as pessoas costumam preparar apenas o seu cognitivo, mas se esquecem da parte psicomotora”, comenta.

No teste físico, os grandes vilões são a corrida e a natação, aponta o major. “A maior parte dos candidatos é reprovada na parte de corrida e de natação. A corrida exige um preparo físico muito grande, e a falta de condicionamento faz com que os candidatos se cansem rapidamente, tenham um grande desgaste. Já na parte da natação, as pessoas não estão acostumadas a nadar, acabam se apavorando e sendo eliminadas.”

O major Rodrigo Rocha deixa um recado final para quem deseja ingressar na corporação: “Quem ingressar no Corpo de Bombeiros irá encontrar uma tropa bem homogênea, que trabalha muito em prol da população. Precisa saber que não terá vida fácil aqui dentro, irá trabalhar muito, treinar todos os dias, mas no final é gratificante”

Comentários

  1. Asriana Reis diz:

    Eu gostaria muito de fazer parte do Corpo de Bombeiro, mais não sei nada e acho que com a idade que estou 34 anos é mais difícil de aprender, agora corrida eu tiro de letra, corro sempre adoro exercício físico, mais natação to fora. Por que natação nesses concursos? Por que não iliminar natação? Ia ser uma boa.

  2. Realmente a natação complica a vida de muita gente. Deveria haver uma separação de atividades, ou seja, um grupo para a natação e outro para salvamentos terrestres.

  3. Mas o concurso do bombeiro de soldados combatentes é somente para homens. Nâo tem vagas para mulheres. E tem natação pois busca em Rios é feita por bombeiros combatentes e não por salva vidas.

  4. pois é complicado,também sempre sonhei em fazer parte dessa familia do corpo de bombeiro rj,o qye complica esse lado da natação poiseu tenho medo de entrar em alto mar e piscinas etc,,devido acidente quando menor era.se eles tirasse essa parte de natação a esperança seria outra,

  5. wellington 734 diz:

    então vces se preparam se querem mesmo encorporar na familha bombeiro?tenho 40anosvou me prepara em tudo.

  6. Está enganado Gabriel, o concurso do CBMRJ para combatente e para ambos os sexos, havendo alterações somente na prova física na barra e na flexão, o restante e competição igual.

  7. Gostaria de saber aonde esta escrito que o concurso é só para homens?

  8. Victor Lechar diz:

    Eu quero muito , esse e o meu sonho Salvar vidas , Dinheiro nenhum paga isso e ser Bombeiro e ser vencedor e também muito gratificante ,porque você se arrisca pelo seu Próximo , só falta Carteira de motorista mais isso Deus há de de Ajudar .. SE DEUS ESTA COMIGO QUEM SERA CONTRA MIM !

  9. Os teste naum achu que vai ser difícil pois tenhu uma ótima rotida física e já fiz teste pra PQD E passei em tudo só achu que vai ser complicado a parte da natação se for em alto mar pois tenhu muito ranceio com eessas coisas de TUBARÃO Se for em piscina vai ser tranquilo!!!

  10. gostaria de saber se o cargo de soldado combatente é somente para homens?

  11. thiago lui zdias diz:

    eu adoraria entrar mais nada na vida vem fasiu boa sorte a todos

  12. Fabricio Cabral diz:

    Gostaria muito de fazer parte da corporação e por isso ja to me preparando,sempre goste dessa profição.

  13. sabe me dizer a data certa da inscrição??

  14. Marco Junior diz:

    Galera ,para soldado combatente(o que apaga fogo,o que atende emergencia),não precisa de natação,natação é para salva vida(o que fica na praia)

  15. Marco Junior diz:

    olhem o edital anterior….

  16. Nao tem natação não, só pra quem vai fazer para salva vida, só no curso de formação talvez terão aulas em rios ou mares, dependendo d area que voce irá atuar

  17. FLAVIA DA SILVA PEREIRA diz:

    QUAL A IDADE MINIMA PARA QUEM QUER FAZER O CONCURSO DOS BOMBEIROS EM TEC EM ENFERMAGEM

  18. Ana Cristina de Souza Nunes diz:

    Gostaria de saber quando abrirá a inscrição,se é que terá para 2º Tenente (ENFERMAGEM)
    Por favor,aguardo resposta.

  19. Thiago Augusto Quintanilha de Moraes diz:

    Eu gostaria muinti de fazer parte do Corpo de Bombeiro , é o meu sonho , entrar e fazer parte dele .

  20. Deveriam se preocupar tambem com o português,pois nos comentários acima existem muitos erros.

  21. Fernando Reif diz:

    Gente não é apenas natação, mas têm a barra fixa que elimina a metade de candidatos, sou de Curitiba e irei fazer o concurso. Abraços

  22. Luiz Felipe R. da Silva diz:

    Para mim só acho que 2800m é um exagero

  23. elii sousa diz:

    Precisa de cnh pra ser soldado combatente?

  24. Gabriel, o concurso possui vagas para ambos os sexos.

  25. virginia moreira martins de souza diz:

    tenho 32 anos treino todos os dias , estou com muita fé de que passarei , estou fazendo um preparatório ,sendo q vou ficar 1 mês sem treinar por conta do curso , mas arriscarei assim msm

  26. guilherme marques diz:

    não sei nadarrrr. admito .

  27. Fernando Reif diz:

    Boa tarde prezados, o TAF é 2400m em 13min,100m em 18seg, 30 abdominais em 1min, 3 barras fixas pronadas, 50m nado livre, necessita de habilitação.

  28. Pô Galerinha, a quantidade de erros de português só nos comentários, esta acima do normal. Quem quer passar tem que estudar português!
    Abriu bastante vaga para Sd Combatente, em breve deve abrir também pra Oficial. Vamos lá!… Estudar é preciso! Boa preparação a todos!

  29. William Miranda diz:

    Boa tarde, sou paraquedista do exército e estou em missão na comunidade da Maré, provavelmente eu ainda estarei na comunidade no dia da prova. Já me inscrevi e já paguei a taxa de inscrição, e tenho imenso interesse em realizar a prova. Não só eu, mas muitos outros colegas de corporação tem interesse em realizar a prova.
    Gostaríamos de uma ajuda.

  30. endereço de pedir insenção

  31. eu estou precisando saber urgentemente de quais são os documentos nescessarios para a insenção da taxa

  32. Gostaria de saber onde será feita as inscrições da prova do corpo de bombeiros do rj?

  33. luciana ferreira diz:

    passa nesta prova,é o meu maior sonho.

  34. eu quero entra porque gosto de salva vidas.

  35. Gente não importa as dificuldades, comecem a treinar corrida, barra, abdominal, natação, não vi nada de cnh não, mas é bom se precaver. Boa sorte a todos…

  36. Samuel tavares diz:

    é obrigatório ter habilitação o resto estou ok.

  37. VOU PARTICIPAR DESSE CONCURSO, POREM……….
    TENHO DUVIDAS SOBRE A QUESTÃO TATUAGEM EM CONCURSOS,
    TENHO UMA TATU NO BRAÇO, ESTOU FAZENDO REMOÇÃO A LASER MAS AINDA ESTOU NA SEGUNDA SESSÃO.
    ENFIM…….
    A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR………….
    SEREI ELIMINADO DO CONCURSO DO CORPO DE BOMBEIRO RJ, POR ISSO?

  38. sandro beauclair eleuterio diz:

    Meu maior sonho é fazer parte desta corporação, no ano passado fiz o concurso para motorista, acho que fui bem pois tenho 43 anos e concorri com muitos jovens e só tinha 100 vagas para todo o estado do Rio, mas não desisti de ser um bravo soldado combatente desta linda e honrosa corporação.Tenho fé em Deus em fazer esta prova e ser aprovado pois estou me esforçando bastante para ser um membro capaz de dar o melhor de mim para esta corporação tão honrosa e bonita, pois sua função é salvar vidas em qualquer situação.Sou brasileiro e não desisto nunca, enquanto há vida há esperança. Deus é Fiel

  39. johny cordeiro diz:

    é OBRIGATÓRIO ter habilitação?

  40. fabio da silva henrique diz:

    pessoal quem nao sabe nadar tem que aprender ser bombeiro nao e fácil vocês irão salvar vidas..

  41. Andreia Almeida diz:

    Quem tem divida em banco pode fazer a prova do bombeiro? Alguem sabe me responder?

  42. e muito importante os candidato esta apto em corrida e principalmente natação e barra

  43. Pamela Lima diz:

    eu estava confiante em fazer a prova,mais ñ tenho habilitação, e ñ consigo fazer barra. ñ irei fazer,estou muito triste

  44. gilceia martins mendes diz:

    Tenho 47 ano de idade,estou colocando Deus na frente da minha vida,e vou fazer esta prova p/ Téc. de Enfermagem,tenho FÉ em Deus que eu vou conseguir…

  45. fiz a inscrição para o concurso de combatente Rj 2014… Gostaria de saber se alguém sabe se já foram divulgado os locais onde serão realizadas as provas..Já q moro em niterói

  46. Fabio Rodrigues diz:

    Por favor, fiz a inscrição e não sei o local em Nova Iguaçu nem tão pouco o horário, alguém por favor, me esclareça. Obrigado.

  47. thales malta diz:

    Onde sera realizada a prova q ate o mome to eu n sei e acho q n e uma duvida somente minha

  48. desejo saber noticias quando começarem as inscrições.

  49. Paulo Maurício diz:

    Porque os editais dos concursos não aceitam os CDI – Certificados de Dispensa de Incorporação por insuficiência Física Temporária, podendo exercer atividades civis – Acho que devem rever essas situações de injustiça.
    No meu caso eu recebi meu Certificado Militar CDI – Insuficiência Física Temporária, podendo exercer atividade civil – por ter operado uma Hérnia ingnal a mais de 30 anos atrás e hoje em dia tenho minha saúde perfeita, quero saber se tenho como trocar meu certificado pra Excesso de contingente.

  50. jucery domingos dos santos diz:

    Onde vou fazer a prova

  51. Gostaria de saber quando vai abrir inscrição para oficial do corpo de bombeiro?

  52. sou motorista caminhao queria fazer a prova para bombeiro.

  53. ROGERIO RODRIGUES diz:

    ALGUEM SABE QUANDO SERA O PROXIMO CONCURSO PARA BOMBEIRO MOTORISTA ?????

  54. leonardo gomes de souza diz:

    Eu tenho uma tatuagem no braço direito de 27 cm, no mesmo braço eu tenho uma cicatriz de 10cm.

    Eu sempre quis seguir essa profissao, mais eu preciso da ajuda de voces me aceitar mesmo com DEFEITOS.

    Vendo essas palavras, posso dizer que o ser humano possa ter a oportunidade de seguir em frente, e realizar os seus sonhos.

    Essas palavras nao sao pra ter pena de mim, eu so quero ajudar alguem que precise de mim.;;;;;;;;;; {BOMBEIRO}.

    Muito obrigado por sua atençao, boa noite e fique com DEUS,

  55. Osvaldo Rosa de Oliveira diz:

    Eu Osvaldo R de Oliveira, sou formado em Direito, mais gostaria de
    ingressar no Corpo de Bombeiro do RJ, porque é a minha vocação e re-
    alizar o meu sonho, eu só tenho medo da Natação.

    Bel Osvaldo

Deixe o seu comentário

*