Concurso da Secretaria de Educação e Cultura do Piauí (Seduc-PI)

Atualizado em: 22 de novembro de 2013

Está previsto a realização do concurso da Secretaria de Educação e Cultura do Piauí (Seduc-PI), é grande a expectativa em relação ao concurso. Segundo Carla Almeida, técnica da unidade de Gestão de Pessoas da Seduc-PI e membro da comissão do concurso, a proposta do concurso já foi encaminhada à Secretaria de Administração e Planejamento do Estado. “Agora, estamos aguardando a definição do Planejamento”, disse.
Ainda segundo Carla Almeida, espera-se que a definição aconteça até o final deste mês de novembro. Caso ocorra a autorização do concurso, o passo seguinte será a definição da instituição organizadora.

EDITAL
De acordo com informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Educação e Cultura do Piauí, foi autorizada a seleção pelo governador Wilson Martins, o mesmo solicitou urgência na preparação do edital. Espera-se que o documento seja publicado até o fim deste ano, e as convocações iniciais ocorram no primeiro semestre de 2014.

DAS VAGAS
Apesar de o número de vagas ainda não ter sido oficializado, estima-se que pode ser entre 2.500 a 3 mil oportunidades para servidores da Educação Básica da rede estadual de ensino do Piauí.
De acordo com o secretário de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (Sinte), o professor Kassyus Lages, há carência de profissionais na área administrativa, principalmente de vigias, merendeiras e zeladores, também informou que existem cargos nessa área para todos os níveis de escolaridade. Porém a prioridade é para os cargos do magistério, por conta da demanda e também do início do ano letivo.

Segundo Carla Almeida técnica da unidade de Gestão de Pessoas da Seduc-PI e membro da comissão do concurso “A criação de novos cargos no concurso deve ser analisada apenas depois das vagas para professores serem autorizadas, pois há de ser considerado o impacto financeiro que a autorização irá causar”, explicou a funcionária. A técnica também esclareceu que, no momento, a Seduc está com um concurso vigente, com um número de 173 classificados que podem ser convocados até o dia 14 de fevereiro de 2014, prazo final de validade do concurso. Desse número algumas vagas são destinadas a supervisor pedagógico.

Como forma de suprir a carência de educadores durante este tempo, a Seduc-PI realizou uma seleção no ano passado para efeito de contratação temporária de 232 professores que atuariam nos cursos técnicos para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além de uma seleção realizada no mês junho para formação de cadastro de reserva de alfabetizadores e supervisores de turma do programa Mais Viver. Os vencimentos oferecidos eram pagos sobre o regime de hora/aula. No segundo certame, os vencimentos variavam de R$678 a R$800.

ÚLTIMO CONCURSO
O último concurso realizado pela Secretaria da Educação e Cultura do Piauí (Seduc-PI) para o magistério aconteceu no ano de 2009, foram oferecidas 3.455 vagas para professor e supervisor pedagógico. Foi necessário que os candidatos possuíssem formação superior. As vagas para licenciatura contemplaram as seguintes áreas: Letras/Português, Letras/Inglês, Letras/Espanhol, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Educação Física, Informática, Ensino Religioso e Arte. Os candidatos realizaram provas objetivas e avaliação de títulos. Os candidatos aprovados foram lotados em escolas estaduais tanto da zona urbana como da zona rural.

Fonte: Folha Dirigida

Comentários

  1. maria senhora da silva diz:

    como eu gostaria que saisse logo este edital pois quero fazer este concurso e dues vai me ajudar a passar.

  2. Só no Brasil mesmo… Como é que pode um professor trabalhar o dia inteiro pra ganhar só dois salários mínimos??? Depois que o professor passa em outro tipo de concurso (às vezes até de Nível Médio) as pessoas dizem que está valorizando seu diploma de Licenciatura.

  3. josé aparecido mendes borges diz:

    GOSTARIA DE SBAER HAVER VAGAS PARA AS ÁREAS DE COORDENÇÃO, VIGIAS, ZELADORES ENTRE OUTRAS QUE COMPÕE O QUADRO DE FUNCIONÁRIOS.

  4. Luiz carlos Pereira abade diz:

    a comissão do concurso deve reavaliar o nível da prova.em 2009 houve muitas reclamações,pois a prova estava a nível de mestrado.

  5. Antonio Feitosa diz:

    Governo negligente e incompetente. Já deveria ter sido publicado esse edital “há séculos”, como foi o caso da contratação destes do teste seletivo no início do ano de 2013. Por que foi que não fizeram o concurso logo no começo do ano ao invés de teste seletivo? Falta de planejamento e organização é a reflexão de um governo com falta de compromisso com a população piauiense.Será mesmo que vão ofertar vagas pra outros níveis? Como é o caso da carência de vigias, zeladores,merendeiras, técnicos administrativos? Não precisa está dentro da administração estadual pra ver os defeitos de uma administração mal planejada. Afinal de contas, não existe governo que tenha compromisso com educação, nunca existiu. Um amigo meu que fez esse teste seletivo pra professor de informática não assumiu a vaga por que o cargo foi extinto. Besta ele que não entrou com uma ação na justiça com uma ação por danos morais e materiais no valor contrato que deveria receber ou até 100 vezes o valor da maior remuneração do órgão (Secretaria de Educação) por improbidade administrativa com base na Lei 8.429/92. E ainda tem tempo.

  6. Edna Maria de Sousa Trajano diz:

    realmente precisa ser revisto as provas do concurso de 2009. era prova de mestrado.

  7. FUI APROVADA EM 2009 E NUNCA FUI CHAMADA, TEM A VAGA, MAS POR QUESTÃO POLÍTICA NÃO ME CHAMAM. JÁ ENTREI NA JUSTIÇA E SE FIZEREM O CONCURSO SEM CONVOCAREM OS CLASSIFICADOS DE 2009 VAI COMPLICAR PRO LADO DELES.

  8. Ontem dia 21/02/14 saiu edital de convocação dos que passaram no concurso de 2009 e este concurso da seduc de 2009 vence no Mês de Fevereiro. Já boa noticia que concurso seduc 2014 poderá ser lançado em Março

  9. Bom dia pessoal sobre noticia da Noticia da Manha Tv cidade verde que professor Sampaio falou que concurso da seduc ficou próximo Mês de Abril

  10. washington luiz de araujo silva diz:

    sou professor de história,estou formado e preciso de trabalhar para o sustento de minha família. vou fazer este concurso que agora o estado lançou,com fé em deus,eu vou passar. mas não vou esperar somente do estado, quero uma escola particular para trabalhar e fazer o que realmente eu gosto de fazer. dar aula de história,escrafunchar o passado e transmitir tudo para a moçarada, que serão o futuro da nossa nação.

Deixe o seu comentário

*